domingo, março 20, 2011

O Eu e o perigeu

*****

A maior e mais brilhante lua das últimas duas décadas vista do terraço do meu apartamento em Porto Alegre - RS

O Eu e o perigeu
Lehgau-Z Qarvalho

Ontem parei para observar do terraço do meu apartamento a maior e mais brilhante lua dos últimos 18 anos. O fenômeno conhecido como "perigeu lunar", que é quando a lua está mais próxima da terra, fez com que algo borbulhasse dentro de mim. O satélite que influencia marés e corações ficou 14% maior e 30% mais iluminado. O fenômeno aconteceu apenas 15 vezes nos últimos 400 anos.

Não pude deixar de pensar no Japão e na Líbia e em quem por lá estaria disposto a parar, fitar e sentir o que eu estava sentindo no momento. E pensei também no meu vizinho que não cumprimenta ninguém no prédio, e na vizinha que reclama quando está chovendo, quando há sol, quando faz frio, quando faz calor e quando faz tudo mais ou menos. E em todos os arrogantes do mundo inteiro. E pensei em como somos pequenos nadas frente ao belo, ao horrendo e ao inevitável; e, por vezes, frente a nós mesmos.

Nenhum comentário: