terça-feira, julho 22, 2014

Pré-lançamento: O Sótão, Café e Projeto Pele Urbana - Porto Alegre

*****



Pré-lançamento

O Sótão, Café e Projeto Pele Urbana - Porto Alegre
de Alexandre Carvalho

Convido a todos para o pré-lançamento de mais três das minhas HQs: O Sótão, Café e Projeto Pele Urbana – Porto Alegre. O pré-lançamento será neste fim de semana, dias 26 e 27 de julho, das 14 às 19 horas, durante a segunda edição da Parada Gráfica, no Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre - RS – Brasil).

As três histórias foram criadas, desenhadas e manufaturadas por mim em papel reciclado. As HQs O Sótão e Café foram selecionadas para o XXII Salão Internacional de Desenho para Imprensa no início do ano e O Sótão foi premiada com uma Menção Honrosa. Ambas ficaram em exposição de 27 de março a 27 de abril na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Já o Projeto Pele Urbana é fruto do hábito de desenhar na rua, onde, acredito, habita a alma das cidades. A ideia do projeto é fazer um relato cotidiano em traços dos lugares por onde passo e que passam por mim. Nunca saio de casa sem material de desenho.

Já desenhei cenas urbanas de cidades como Buenos Aires, na Argentina; Montevidéu e Colônia de Sacramento, no Uruguai; Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais; Florianópolis, em Santa Catarina; Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro; Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul; Porto Seguro, Trancoso, Caraíva e Corumbau, na Bahia; além de Porto Alegre, minha cidade natal. O material contido em Projeto Pele Urbana – Porto Alegre reúne desenhos e sensações colhidas no cotidiano da cidade onde resido.

O Processo que utilizo para desenvolver as minhas histórias é o inverso do tradicionalmente empregado na criação de histórias em quadrinhos e livros ilustrados. O método mais comum é o de produzir um argumento, converter em roteiro e só depois partir para as ilustrações, baseadas no que foi escrito.

Em Projeto Pele Urbana – Porto Alegre, por exemplo, saí de casa em diversas ocasiões durante o inverno de 2013 e andei pelas ruas de Porto Alegre captando e desenhando cenas e sentimentos do dia a dia da cidade. E, a partir dos meus desenhos, escrevi a história.



Estará também à disposição de quem visitar a Parada Gráfica: Mundo Frio, HQ que lancei no ano passado em Minas Gerais, durante o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2013, onde estive para ministrar duas oficinas (uma de HQ e outra de Escrita Criativa) a convite da curadoria do festival.

Porto Alegre, 21 de julho de 2014  
                   
Alexandre Carvalho


 ______________________________
Alexandre Carvalho é escritor, artista gráfico e jornalista. É ilustrador freelancer. É professor de Desinibição Textual e Escrita Criativa e de Histórias em Quadrinhos, Charges e Cartuns na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS, e no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Margs, em Porto Alegre. Ministra oficinas sobre os mesmos temas em escolas, feiras e festivais ligados à arte e à literatura. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Não vê possibilidade de vida sem música. E acredita que certas coisas podem ser apenas certas coisas e nada mais.

Blog Principal do Autor



Serviço

O quê: Pré-lançamento das HQs de Alexandre Carvalho - O Sótão, Café e Projeto Pele Urbana - Porto Alegre.

Quando: Dias 26 e 27 de julho de 2014 (sábado e domingo), das 14 às 19 horas.

Onde: Museu do Trabalho - Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre - RS – Brasil.

Como: durante a segunda edição da Parada Gráfica.


Quanto: O Sótão (formato 10X15cm, 32 páginas), Café (formato 10X15cm, 24 páginas) e Projeto Pele Urbana – Porto Alegre (formato 10X15cm, 56 páginas), R$9,00 cada exemplar; Mundo Frio (formato 15X21cm, 24 páginas), R$10,00 cada exemplar. O acesso à Parada Gráfica e demais atividades é gratuito.



...

Nenhum comentário: